sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Embalagem Ouro no Prêmio ABRE


Mais um projeto de embalagem é premiado!

Idealizada por membros da UNT e executada pela Verallia, a vencedora do troféu Ouro na categoria bebida não alcoólica foi a garrafa de Suco de Uva de 1litro desenvolvida para a Casa Madeira

O Prêmio em questão é promovido anualmente pela ABRE – Associação Brasileira de Embalagens – e recebe inscrições de empresas de todos os portes e elege as embalagens que se destacam como ícones de excelência em qualidade, tecnologia, design, funcionalidade e inovação.


Entenda alguns aspectos do desenvolvimento, começando pelo cenário atual e os principais desafios:

O cenário atual mostra que o suco de uva em garrafa tornou-se um commodity e a Casa Madeira é a única a elaborar o suco com 1,7litros contra as embalagens de 1litro dos concorrentes. Logo o custo do suco da casa madeira torna-se mais caro que os demais.

Desafio: tornar a diferença qualitativa do suco perceptível ao consumidor, sem que o mesmo faça a degustação.

As soluções encontradas:

Desenvolver uma embalagem de vidro que fosse diferente dos concorrentes, com uma percepção de valor mais elevada. Desta forma foi desvinculado o conceito formal da antiga garrafa, que remetia ao produto colonial, buscando um conceito de vanguarda (equalizado e equiparado com demais utensílios gourmet, decoração) . O design da garrafa foi inspirado no consagrado pote de geleia que a Casa Valduga, fabricante do suco, já tem em linha, proporcionado uma unidade formal em todo o portfólio.


Para não haver uma ruptura drástica com os consumidores fiéis a marca, optou-se por um redesign do rótulo, onde foram mantidos alguns ícones como o logo no topo, recorte do label, padrão do fundo em linho e um enorme diferencial em relação aos demais: a palavra UVA em evidência, além das propriedades tabuladas em evidência.

Como o foco deste produto é prioritariamente o publico “família”, onde a mulher tem forte influência decisória, optamos por uma cartela de cor sincronizada com elementos da moda e materiais esportivos.

Como resultado, a Casa Madeira obteve fortalecimento na categoria sucos integrais o que ainda permitiu o lançamento de uma linha de sucos aditivados, como o recém-lançado suco com Fibras, com uma linguagem estética diferente do suco integral. Esta linguagem está em sincronia estética com os alimentos funcionais e também com os isotônicos .

Além disso, a marca ampliou os pontos de venda e obteve aumento real de vendas em mais de 10%.

Isso mostra que trabalhar o design da embalagem muitas vezes é mais barato e eficaz que uma campanha publicitária.