segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SPFW


SPFW

A cada nova temporada, o mundo da moda nos inunda de novas referências em temas, texturas, cores  e acabamentos. Não podendo contestar estas influências no design, e, em consequência, em nosso trabalho, estamos aqui para comentar a semana de moda mais importante do nosso país, o SPFW.


Proteção

O tema, que já vinha sendo explorado há algum tempo, não só no universo fashion, apareceu com força no SPFW. Na edição de inverno, não faltaram casacos estruturados, tecidos armados, golas e capuzes que formam verdadeiros casulos protetores nos modelos. O tema fechou perfeitamente com o conforto e aconchego que esperamos de qualquer peça para a estação trabalhada no evento.





Estrutura/acabamentos em evidência.

Como consequência do tema anterior, pode-se sinalizar a ênfase nos acabamentos e estruturas utilizados. Sendo de importância vital para a sustentação das golas, capuzes, decotes e transparências, dão forma tanto aos tecidos mais leves quanto aos tecidos armados, conseguindo como resultados shapes inusitados. Além disso, são uma particularidade de cada grife, e expõe o cuidado e a preocupação com a qualidade de cada peça.




Mix de texturas

Looks como o Total Black estão em total evidência. Porém, para sair da monotonia, apareceram as misturas de diferentes texturas de materiais na mesma cor.



Cores

Além do preto e dos tons de nude que continuam em alta, pudemos ver o uso do amarelo, verde militar e azul em diversos desfiles, não importando o conceito da grife. Os tons metálicos vieram com força total e ganham destaque dentro das coleções, compondo os looks mais valorizados.












Transparência

Em paralelo ao evento de moda brasileiro, aconteceram, alguns dos mais importantes desfiles de alta costura mundiais, assunto que não podemos deixar de lado. E o que Valentino, Elie Saab, Givenchy, e Jean Paul Gaultier tem em comum?  O uso das transparências. Esta tendência é extremamente feminina e incorpora charme e sensualidade aos modelos mais diversos.






Com tanta referencia, 2012 tem tudo para ser o ano da moda no design.


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Case Maria Valduga


Seguindo nossos posts sobre embalagem, apresentamos um case aqui da UNT. 

Sucesso nos principais concursos de todo o mundo, a Casa Valduga é internacionalmente reconhecida pela qualidade de seus espumantes.



Responsável pelas embalagens diferenciadas da Valduga, a UNT atuou também em outros segmentos da vinícola, a Villa Valduga, restaurante localizado em Bento Gonçalves, e a Casa de Madeira, uma delicatessen que produz geleias, doces, e vinagres balsâmicos a base de vinho. Comentaremos ambos em outros posts.

MARIA VALDUGA.

Premiada e comentada nos diversos veículos, tanto pela qualidade do produto quanto por sua embalagem diferenciada, a espumante Maria Valduga tem lugar de destaque na galeria de produtos do cliente.

O grande desafio da UNT neste Case foi tangibilizar toda a qualidade do produto de modo que ficasse óbvio a superioridade qualitativa deste produto, tornando –o não apenas mais um espumante no mercado, mas atingindo o mercado de “gift” luxo.

A concorrência internacional, com rótulos  e marcas consagradas possui uma linguagem de códigos muito clara: Rótulos de papel texturizado como substrato e algum detalhe metalizado para agregar valor. No geral, em uma gôndola, se percorrermos os olhos teremos uma pasteurização de informações, onde apenas a marca será o determinante para a escolha.


Moet Chandon




Dom Perignon 



Veuve Clicquot


Ciente que marcas importadas possuem uma maior força na hora da escolha e para não cair na bacia das commodities, optou-se por não utilizar um rótulo em papel, invertendo a comunicação de marca. “Onde todos os concorrentes possuem um rótulo, nós estaremos apenas com o vidro da garrafa”.


Detalhe do rótulo metálico diferenciado


Como o produto era para homenagear a matriarca, o nome dela deveria estar em evidência. Em vida, ela  não tinha muitos luxos nem desejos, apenas ostentava sua aliança. Aliança esta que foi reestilizada e aplicada no corpo da garrafa como elemento central, juntamente com um brasão na qual a marca da vinícola está inserida juntamente com um cristal Swarowsky.


Brasão estilizado 



O sucesso deste produto nas vendas foi tão grande, que abriu mercado para o segmento do alto luxo (normalmente ocupado por grifes de jóias, relógios, carros, iates e roupas).


A caixa que serve como proteção e transporte para a garrafa também teve seu desenho alterado, agregando maior valor ao produto.







Garrafa da espumante Maria Valduga



O reconhecimento desta radical mudança de comunicação foi com o prêmio no “Embalagem e Marca”, principal concurso de embalagens do país, que premia embalagens em categorias como inovação, agregação de valor e design. 





Troféu recebido no prêmio Embalagem e Marca, 2011


O troféu entregue na premiação foi desenhado por Karin Rashid.





terça-feira, 17 de janeiro de 2012

embalagem


Para nosso primeiro post oficial escolhemos um assunto que é do interesse de todos os profissionais da comunicação: embalagem.

Alem de ser item determinante no ato da compra, a embalagem assume diversos outros papéis importantes, como armazenamento, transporte  e proteção do produto, podendo ainda integrar ações de divulgação e marketing.



vodca Samurai: embalagem traduzindo o principal ícone da cultura samurai.


lata de óleo Greek: diferenciação apenas na programação visual de um material com baixo custo




novas embalagens dos calçados Puma: armazenamento, proteção e transporte com pensamento ecológico.


Em diversas situações as marcas desenvolvem embalagens especiais para enfatizar alguma ocasião ou campanha em especial. É o caso da cachaça pitu, que tem apostado na maior festa do planeta como palco de sua principal ação anual. 
A cada ano a marca escolhe um bloco do carnaval pernambucano como tema da campanha atual. Em 2012, o escolhido foi o Troço Crioulo, de Olinda, que completa 50 anos de história. 


Pitu: embalagem comemorativa de carnaval


A ação não apenas destaca o produto nas gôndolas, como gera divulgação extra para o produto, que vem atraindo os olhares de críticos e publicações ano após ano.


Pitu: embalagem comemorativa de carnaval 2008

Pitu: embalagem comemorativa de carnaval 2009


Pitu: embalagem comemorativa de carnaval 2010



A embalagem comemorativa de 2012 foi desenvolvida pela ExtraComunicação.






terça-feira, 10 de janeiro de 2012

início

Vivemos um tempo de sobreposição de estímulos. um bombardeio de informações visuais, sonoras, olfativas e táteis invadem os nossos sentidos fazendo-nos vivenciar o conceito de saturação, conjugado nos mais variados tempos. A sensação de que nada mais é novidade toma conta de nós. Essa avalanche de informações, associada à velocidade com que as novas idéias chegam até nós, torna-nos mais exigentes, querendo sempre mais.


" A UNT Intelligence Design busca mais do que simples projetos, busca uma continuidade de trabalho, visando retorno real para seus clientes e novas experiências para a equipe.Estratégia e envolvimento são essenciais para um bom trabalho. "