Seguindo nossos posts sobre embalagem, apresentamos um case aqui
da UNT.
Sucesso nos principais concursos de todo o mundo, a Casa
Valduga é internacionalmente reconhecida pela qualidade de seus espumantes.
Responsável pelas embalagens diferenciadas da Valduga, a UNT atuou também em outros segmentos da vinícola, a Villa Valduga, restaurante localizado em Bento Gonçalves, e a Casa de Madeira, uma delicatessen que produz geleias, doces, e vinagres balsâmicos a base de vinho. Comentaremos ambos em outros posts.
MARIA VALDUGA.
Premiada e comentada nos diversos veículos, tanto pela qualidade do produto quanto por sua embalagem diferenciada, a espumante Maria Valduga tem lugar de destaque na galeria de produtos do cliente.
Premiada e comentada nos diversos veículos, tanto pela qualidade do produto quanto por sua embalagem diferenciada, a espumante Maria Valduga tem lugar de destaque na galeria de produtos do cliente.
O grande desafio da UNT neste Case foi tangibilizar toda a qualidade
do produto de modo que ficasse óbvio a superioridade qualitativa deste produto,
tornando –o não apenas mais um espumante no mercado, mas atingindo o mercado de
“gift” luxo.
A concorrência internacional, com rótulos e marcas consagradas possui uma linguagem de códigos muito clara: Rótulos de papel texturizado como substrato e algum detalhe metalizado para agregar valor. No geral, em uma gôndola, se percorrermos os olhos teremos uma pasteurização de informações, onde apenas a marca será o determinante para a escolha.
Moet Chandon
Dom Perignon
Veuve Clicquot
Ciente que marcas importadas possuem uma maior força na hora
da escolha e para não cair na bacia das commodities, optou-se por não utilizar
um rótulo em papel, invertendo a comunicação de marca. “Onde todos os
concorrentes possuem um rótulo, nós estaremos apenas com o vidro da garrafa”.
Detalhe do rótulo metálico diferenciado
Como o produto era para homenagear a matriarca, o nome dela
deveria estar em evidência. Em vida, ela não tinha muitos luxos nem
desejos, apenas ostentava sua aliança. Aliança esta que foi reestilizada e
aplicada no corpo da garrafa como elemento central, juntamente com um brasão na
qual a marca da vinícola está inserida juntamente com um cristal Swarowsky.
Brasão estilizado
O sucesso deste produto nas vendas foi tão grande, que abriu
mercado para o segmento do alto luxo (normalmente ocupado por grifes de jóias,
relógios, carros, iates e roupas).
A caixa que serve como proteção e transporte para a garrafa também teve seu desenho alterado, agregando maior valor ao produto.
Garrafa da espumante Maria Valduga
O reconhecimento desta radical mudança de comunicação foi
com o prêmio no “Embalagem e Marca”, principal concurso de embalagens do país,
que premia embalagens em categorias como inovação, agregação de valor e design.
Troféu recebido no prêmio Embalagem e Marca, 2011
O troféu entregue na premiação foi desenhado por Karin Rashid.
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