quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Case Maria Valduga


Seguindo nossos posts sobre embalagem, apresentamos um case aqui da UNT. 

Sucesso nos principais concursos de todo o mundo, a Casa Valduga é internacionalmente reconhecida pela qualidade de seus espumantes.



Responsável pelas embalagens diferenciadas da Valduga, a UNT atuou também em outros segmentos da vinícola, a Villa Valduga, restaurante localizado em Bento Gonçalves, e a Casa de Madeira, uma delicatessen que produz geleias, doces, e vinagres balsâmicos a base de vinho. Comentaremos ambos em outros posts.

MARIA VALDUGA.

Premiada e comentada nos diversos veículos, tanto pela qualidade do produto quanto por sua embalagem diferenciada, a espumante Maria Valduga tem lugar de destaque na galeria de produtos do cliente.

O grande desafio da UNT neste Case foi tangibilizar toda a qualidade do produto de modo que ficasse óbvio a superioridade qualitativa deste produto, tornando –o não apenas mais um espumante no mercado, mas atingindo o mercado de “gift” luxo.

A concorrência internacional, com rótulos  e marcas consagradas possui uma linguagem de códigos muito clara: Rótulos de papel texturizado como substrato e algum detalhe metalizado para agregar valor. No geral, em uma gôndola, se percorrermos os olhos teremos uma pasteurização de informações, onde apenas a marca será o determinante para a escolha.


Moet Chandon




Dom Perignon 



Veuve Clicquot


Ciente que marcas importadas possuem uma maior força na hora da escolha e para não cair na bacia das commodities, optou-se por não utilizar um rótulo em papel, invertendo a comunicação de marca. “Onde todos os concorrentes possuem um rótulo, nós estaremos apenas com o vidro da garrafa”.


Detalhe do rótulo metálico diferenciado


Como o produto era para homenagear a matriarca, o nome dela deveria estar em evidência. Em vida, ela  não tinha muitos luxos nem desejos, apenas ostentava sua aliança. Aliança esta que foi reestilizada e aplicada no corpo da garrafa como elemento central, juntamente com um brasão na qual a marca da vinícola está inserida juntamente com um cristal Swarowsky.


Brasão estilizado 



O sucesso deste produto nas vendas foi tão grande, que abriu mercado para o segmento do alto luxo (normalmente ocupado por grifes de jóias, relógios, carros, iates e roupas).


A caixa que serve como proteção e transporte para a garrafa também teve seu desenho alterado, agregando maior valor ao produto.







Garrafa da espumante Maria Valduga



O reconhecimento desta radical mudança de comunicação foi com o prêmio no “Embalagem e Marca”, principal concurso de embalagens do país, que premia embalagens em categorias como inovação, agregação de valor e design. 





Troféu recebido no prêmio Embalagem e Marca, 2011


O troféu entregue na premiação foi desenhado por Karin Rashid.





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