terça-feira, 26 de março de 2013

FIMMA Brasil 2013


A Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para Indústria Moveleira - FIMMA Brasil - apresenta o que há de mais moderno para o setor. A cada dois anos, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, toda cadeia produtiva se reúne para conhecer as novidades e fazer negócios em uma das quatro maiores feiras do mundo no segmento. No Parque de Eventos de Bento Gonçalves, onde ocorre a feira, são apontados os caminhos para as empresas adquirirem novos expoentes de competitividade e lançadas as tendências para o mercado em diferentes áreas. Desde os mais simples acessórios até grandes maquinários, a FIMMA Brasil reúne expositores de diversos lugares do mundo.
A feira encerrou na sexta-feira (22) com o público recorde de 45.443 pessoas - número que, aliado ao total de 653 expositores presentes, comprova o sucesso do encontro que é considerado o maior da América Latina para o segmento de madeira e móveis e está entre os quatro em âmbito mundial.


A UNT esteve presente na feira, visitando e expondo seu trabalho junto ao cliente Piva.
A parceria entre UNT e Piva consiste no gerenciamento de produtos, desenvolvimento de material gráfico, produtos, pesquisas e conceituação de lançamentos além de projeto e conceituação do stand.
Nesta edição da feira o conceito utilizado para o stand foi o "real gasto", para o acabamento externo foi utilizado um padrão que imita cimento e na parte interna a cor predominante era o preto com detalhes em amarelo, este jogo de cores unidos à iluminação e acabamentos utilizados proporcionaram aparência elegante e sofisticada.



O principal lançamento apresentado na Piva foi a linha FLAT, os produtos possuem design limpo, puro e integrado e utilizam novas tecnologias, matérias primas e acabamentos. A linha apresenta produtos para cozinha, prateleiras, coluna, sistemas para gavetas e área externa, além deum sistema para tulha destinado a área de serviço. Outro diferencial destes produtos é o acabamento em pintura na cor branco fosco acetinado o que proporciona aos produtos textura agradável ao toque.






O resultado da parceria entre UNT e Piva na FIMMA Brasil 2013 consistiu no lançamento de novos conceitos e tendências para o mercado de acessórios para móveis, o que vem tornando a marca Piva cada vez mais forte e reconhecida no mercado. 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Resuminho SPFW


Entre os dias 18 e 22 de março de 2013 aconteceu o SPFW – São Paulo Fashion Week, edição verão 2013/2014. Foram 25 desfiles em 5 dias. A cenografia montada na Bienal do Ibirapuera é dos nossos conhecidos arquitetos/designers Irmãos Campana. Toda desenvolvida com materiais recicláveis, como as fibras de piaçava, provenientes do interior da Bahia, que revestem as pilastras da Bienal, simulando coqueiros, e recortes de papelões dourados, que forram as paredes e luminárias.
A preocupação principal foi no destino final de todo o material utilizado na ambientação da Bienal, tornando assim um projeto sustentável em contraste com o luxo da moda.
Paulo Borges, diretor do SPFW, relatou o que representa o evento. “A gente sempre acreditou que moda nunca foi roupa. Roupa é um processo da moda, é uma etapa do que a moda compreende. Construir uma cultura de moda é olhar o que significa a criação, a inspiração, a produção, a inovação, a tecnologia. São poucas as áreas criativas que podem brincar com todas essas informações e inspirações, e o mais incrível ainda é que a moda faz isso duas vezes por ano. Ela faz, inventa, diz, morre, renasce, ressurge, falando tudo de novo de outra forma.”


Assimetria, transparências, figuras geométricas e releituras do clássico xadrez foram inspirações de alguns estilistas. Listras, quadriculados, grafismos em geral. Para os detalhes o destaque ficou na aplicações de pérolas, cadarços e paetês.

Cavalera encantou com o desfile urbano inspirado na soul music dos anos 70, patchwork jeans, franjas e estampas pichadas e optical foram levadas à passarela por modelos e dançarinos.

Inspirado no futebol e na copa de 2014, Ronaldo Fraga apresentou uma coleção rica de transparências e listras, além de aplicações de paetê e cadarços.

Teve também quem ousou nas modelos, substituindo-as por marionetes de atrizes e modelos.

Mais de 300mil pessoas assistindo à transmissão do SPFW TV, além de cerca de 100mil convidados circulando pela Bienal de SP. Foram mais de 300 modelos cruzaram as passarelas do evento e em torno de 11mil profissionais envolvidos.

Um mega evento da moda brasileira do qual podemos tirar ótimas referências.

Créditos fotos: Zé Takahashi/ ag. Fotosite - ffw.com.br


quarta-feira, 20 de março de 2013


FEICON BATIMAT e 19º SALÃO INTERNACIONAL DA CONSTRUÇÃO


Aconteceu de 12 a 16 de Março/2013, no pavilhão de exposições do Anhembi em São Paulo, a maior feira de referência da construção da América Latina. A feira acontece anualmente e apresenta em primeira mão os principais lançamentos e tendências para todo o setor da construção civil.
A feira reuniu expositores de várias áreas como iluminação, automação, revestimentos, aberturas, acessórios, fundações e estruturas, além de produtos para banheiros e cozinhas.

A UNT esteve presente nesta feira, expondo seu trabalho junto com seus clientes Gaam Gabinetes e Ghel Plus Pias e Cubas.

O trabalho realizado pela UNT para estas empresas consiste no gerenciamento de produto. Desenvolvendo produtos, materiais gráficos, material de exposição, além de pesquisas e conceituação dos produtos para o mercado interno.

Desta  forma, o conceito do stand Gaam na Feicon 2013 teve como base a coleção 2013 Gaam Bathroom Collection. Obra de arte é a essência nessa nova coleção. Elementos jovens e cores fortes inspirados nas obras dos pintores como Pablo Picasso e Romero Britto foram traduzidos em painéis coloridos e sobrepostos, que criaram o ambiente e o clima de uma verdadeira obra de arte. As vitrines grandes emolduraram e destacaram os produtos conceitos.



O espaço conceito, onde novidades e futuros lançamentos ficam expostos para todos os visitantes da feira. Este ano, o espaço já conhecido no stand ganhou visibilidade também nas vitrines.





O stand Ghelplus foi concebido utilizando conceito tecnológico traduzido pelo nome  GhelPlus Experience. A distribuição dos cubos nas paredes e pilares do stand proporcionou uma exposição distinta dos produtos. Utilizou-se predominantemente o branco que em algumas partes foi mesclado com o verde institucional da empresa, dando características de sobriedade ao ambiente.




 Já nas paredes externas foram aplicados recortes em formatos retangulares que remetiam às formas dos cubos apresentados no interior do stand e utilizado iluminação especial com variação de cores.


A parceria entre a UNT e as empresas resultou em ambientes atuais, diferenciados e com identidade forte, que tem como principal objetivo fortalecer a marca e os conceitos assumidos por elas.











terça-feira, 19 de março de 2013

Cachaçaria Auri

Em 2012 a UNT fez um trabalho bem bacana para a Cachaçaria Auri, desenvolvendo o conceito da marca , além do logo e dos rótulos para as cachaças.

Para entender o conceito contamos a história que deu origem à essência da marca.
Fazendo Orleans, nome que remonta a influência da Coroa Portuguesa no período do Império. A origem do nome Orleans surgiu a partir do casamento da Princesa Isabel Cristina Leopoldina Michaela Gabriela Gonzaga de Bragança e o Conde D'EU, ocorrido em 15 de outubro de 1864. Com essa união, ficou determinado pelo imperador D.Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina um dote de terra de 98 léguas, sendo escolhido como um dos locais o atual município de Orleans, nome dado pelo Conde em homenagem a sua própria família pertencente à nobreza da França.


É  nesta cidade que está localizada a Fazenda Orleans, há anos produtora de cana de açúcar, na qual está instalado o tradicional alambique utilizado na produção das cachaças AURI.

Elementos como o cetro, a cruz de Malta, a coroa, a flor de liz e o dourado utilizados na elaboração do logotipo representam por completo a nobreza. O estilo clássico e imponente é comunicado através do formato de brasão. Por fim, a qualidade sóbria é traduzida em uma marca limpa e elegante.


Para a elaboração do rótulo foram levantados conceitos referentes à masculinidade, ao envelhecido, ao exclusivo e à qualidade. Para traduzir a ideia o rótulo ganhou selo de identificação, garrafa numerada, elementos dourados e prateados, conforme o tipo da cachaça, além do próprio substrato de impressão
ser envelhecido.


Elaborada artesanalmente com destilador de cobre, a cachaça AURI, que significa a única, a melhor e a brilhante, utiliza apenas o coração da cana, com a inexistência de minerais residuais, obtendo assim uma qualidade superior, com produção limitada e respeitando sempre os mais rígidos padrões de qualidade.
Conheça o resultado deste trabalho minucioso.


Cachaça Prata: destilada e elaborada apenas com o coração da cana. De ideal adaptação para este terroir, na qual a maturação da mesma atinge o ponto ideal para a colheita resultando em uma cachaça extremamente agradável. De sabor expressivo e alta intensidade aromática.

Cachaça Ouro: elaborada apenas com o coração da cana. Destilada  no processo e no tempo ideal para obtenção da excelência na produção de uma cachaça envelhecida em barril de carvalho. De cor âmbar e aroma elegante.

Partilha Especial: cachaça branca, destilada, elaborada apenas com o coração da cana. De ideal adaptação para este terroir, na qual a maturação da mesma atinge o ponto ideal para a colheita resultando em uma cachaça agradável. Seu grande diferencial ocorre na etapa final da elaboração, tornando assim uma cachaça única! De coloração cristalina, aroma frutado e no paladar remete a tipicidade da cachaça incrivelmente macia e aveludada com final longo e sedoso.



I Saloni 2013: a fórmula é a inovação



De 9 a 14 de april, Milão sediará o isaloni 2013, onde revelará a sua coleção inédita de iluminação residencial, mobiliário e soluções de escritório, juntamente com as bienais Euroluce, Exposição Internacional de Iluminação e, SaloneUfficio, Exposição Internacional de Mobiliário Corporativo. Estas atividades serão acompanhadas, como sempre, por outros eventos ligados aos mundos do design, arte e cultura, na feira e na cidade, voltados tanto ao numeroso público do Salão quanto aos milaneses.

“Milão: o mundo que abitaremos” é o slogan desta 52ª edição do Salão Internacional do Móvel, com o Salão Internacional do Mobiliário Complementar, as bienais Euroluce e o SaloneUffiicio, além do SaloneSatellite. Em Milão, e somente Milão, se ditam as tendências! Milão é uma janela no mundo do design e, mais do que qualquer outra cidade, uma janela da criatividade, da qualidade e da mudança.

O presidente da Cosmit, Claudio Luti, afirma: “A chave do nosso sucesso é garantir que o Salão é centro da excelência em inovação. Para manter a liderança, a nossa exposição deverá continuar a ser sinônimo de novidade e vitrine de absolutos previews do setor. Apresentar produtos novos, na verdade, não só pode emocionar o público, mas também motivar a força de venda."
Palavras que sustentam o prestígio e o papel-chave que o Salão possui no mundo do mobiliário: mais de 300.000 visitantes de 160 países são esperados nesta edição.

Entre os maiores representantes do setor, serão mais de 2.500 expositores, que preencherão com suas propostas de 2013 os pavilhões da Feira de Rho. Várias empresas históricas estão de volta ao Salão, atestando o papel da Feira como referência em termos de mudança, originalidade e visibilidade. A Euroluce, estrategicamente localizada em 4 pavilhões, ocupará 38.000m². O SaloneUfficio, posicionado logo em frente, ocupará 2 pavilhões, num total de 12.500m², destinados à mobiliários corporativos e acessórios.

A 16ª Edição do Salão Satellite, exclusiva para designers abaixo de 35 anos, é dedicada ao tema “Design e artesanato: juntos pela indústria” e, como sempre, oferece aos jovens designers a possibilidade de criar contatos com muitas das empresas expositoras. Este ano também haverá uma premiação para os três melhores projetos concebidos com foco nas edições bienais, Euroluce e SaloneUfficio.

Especialmente concebido para o Salão de 2013, o vencedor do Pritzker Prize 2008 Jean Nouvel projetou o espaço denominado “Projeto: escritório para morar”. Em uma área de 1.200m², no interior dos pavilhões dedicados ao SaloneUfficio, o arquiteto francês ilustrará diversos cenários através dos quais desenvolverá os principais temas da sua visão de um local de trabalho: mobilidade, sociabilidade, prazer, diversão, com escritórios que se abrem para o interior e o exterior do edifício, uma rejeição dos espaços clonados, fechados e a repetitividade que tantas vezes caracteriza escritórios.








O Saloni também confirma presença em redes sociais e na internet. Assim como o blog, os perfis oficiais no Facebook e Twitter, um canal no Youtube e uma galeria no Flickr, este ano estará impulsionando seu perfil profissional no Linkedin e também postando no Pinterest, rede social dedicada a imagens de qualidade.
A seguir as hashtags oficiais para aqueles que desejarem seguir a edição de 2013 no Twitter @iSaloniofficial: #iSaloni | #Euroluce | #SaloneUfficio | #SaloneSatellite

O aplicativo atualizado do Saloni 2013 para smartphones já está disponível, voltado para a melhoria da experiência de expositor e visitante da feira (disponível para iPhone, iPad e os mais populares Dispositivos Android).

Arrumando as malas...